O congresso promulgou na data de hoje emenda constitucional que altera as fases da separação do casal. Agora já se pode pedir o divórcio "direto" sem passar antes por uma separação.
Até então para o casal se separar era preciso primeiramente pedir separação judicial. Decorridos 01(um) ano da sentença de separação judicial o casal necessitava entrar com o pedido de divórcio. Para casais separados de fato, a lei exigia o tempo de 02(dois) anos para pedirem o divórcio.
Isso agora acabou.
O homem ou a mulher ou ainda o casal podem agora pedir o divórcio direto sem passar pela separação.
Verifico que as longas discussões pelo qual passavam o casal durante a separação judicial(que devia apontar um culpado) acaba por uní-los mais ainda, mas uma união diferente, uma união alimentada pelo ódio um do outro e que, alías, une muito mais do que o amor. Isso agora deve acabar pois não mais se discutirá quem é o culpado pela separação.
A mudança agilizará os processos de separação, porém, ainda haverá muitos debates nos tribunais em virtude de algumas discussões que essa mudança representará e de alguns temas que ela silenciou.
