CODE CODE Robson Edésio Advocacia: Fim de ano: Alerta para ação de golpistas.

Fim de ano: Alerta para ação de golpistas.

Em meio a ameaças na área de segurança pública e em tempos de pagamentos adicionais de fim de ano, aumenta o risco de ação de golpistas contra todos os cidadãos, em especial,aposentados. Hoje o INSS começa a pagar a segunda metade do 13º salário a quem recebe o mínimo. Serão no mínimo R$ 255,00 a mais nas mãos e é preciso ter cuidado antes e depois de fazer o saque. Confira no "leia mais" dicas para não se tornar alvo de pessoas mal intencionadas.



GOLPES POR TELEFONE

Um problema recorrente são golpes por telefone em que a quadrilha oferece vantagens, como liberação do limite de empréstimos consignados, em troca de um depósito em conta. A pessoa que cai nesse conto paga e não recebe. Para evitar o perigo, deve-se evitar informar dados por telefone, principalmente endereço, nome completo e números de documentos.

SAIDINHA DE BANCO

O momento de saída do banco após efetuar um saque é de alto risco. Pessoas mal intencionadas ficam no interior da agência ou dos caixas eletrônicos observando quem sai com dinheiro. Fique atento. Observe se alguém lhe segue na saída do banco. Evite contar dinheiro na rua. Evite chamar a atenção porque se o bandido perceber que você carrega dinheiro, você será um alvo em potencial. Atenção redobrada a motoqueiros próximos, esteja ele sozinho ou em dupla.

SENHA SEPARADA

Cartão e senha anotada não devem andar juntos. Memorize sua senha.

ESTRANHOS

Não aceite ajuda de quem não for funcionário do banco. Outro golpe conhecido é a troca dos cartões.

COMPANHIA

Evite ir ao banco sozinho, em especial os muito idosos.

CONTAGEM

Para conferir o valor sacado, busque um canto reservado na agência. Não abra a carteira de forma escancarada. Faça com discrição.

MOVIMENTO

Prefira ao banco em horários de grande movimento para chamar menos atenção para si.

VIOLAÇÃO
Se o caixa eletrônico parecer quebrado ou algo que pareça diferente do normal, não use e, se possível, avise ao banco.