CODE CODE Robson Edésio Advocacia: Você sabe o significado de justiça?

Você sabe o significado de justiça?

   O que tenho observado nesses últimos 6 anos em que estou envolvido diretamente com a área jurídica é que o princípio de justiça ainda não é muito bem compreendido pelo povo brasileiro. Já é hora dos povo brasileiro se conscientizar de que a palavra justiça refere-se, antes de tudo, a um princípio de eqüidade, de igualdade proporcional; um princípio de sabedoria que deveria ser utilizado pelo Governo em todas as áreas e, principalmente, pelo Poder Judiciário.
   Os brasileiros ainda não entenderam a importância sócio-econômica de se levar a sério o princípio de justiça. A maioria dos cidadãos conhece apenas duas situações: ser beneficiado ou ser prejudicado. Infelizmente, a educação brasileira não nos ensinou a discernir estes extremos e a adotar situações intermediárias. É no ponto médio, entre o benefício e o malefício, que encontramos o que é justo para todos.
   Em linhas gerais, ser justo é não oprimir nem privilegiar,é não menosprezar nem endeusar, não subvalorizar e tampouco supervalorizar. Ser justo é saber dividir corretamente sem subtrair e sem adicionar (sem roubar ou subornar). Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros. Ser justo é encontrar o equilíbrio que satisfaz ou sacrifica, por igual, sem deixar resíduos de insatisfação que possam resultar em desforras posteriores.
   Portanto, antes de se falar em justiça, devemos olhar para nosso próprio nariz e verificar se somos justos.     
   Sem isso, jamais poderemos falar em justiça.